sábado, 12 de dezembro de 2009

Progenitores em Sangue de Cordão Umbilical Humano: O Potencial dessas células se tornarem Neurônios

Os autores estudam a fração mononuclear das células de sangue de cordão umbilical humano. Separam duas sub-populações celulares e as caracterizam pela morfologia, viabilidade celular, proliferação e expressão de antígenos de superfície neuronais e hematopoéticos. Concluem que estas células tem potencial para se diferenciar em neurônios.

Progenitores em Sangue de Cordão Umbilical Humano: O Potencial dessas células se tornarem Neurônios 1

A fração mononuclear do sangue de cordão umbilical Humano (SCUH) contém um número significativo de células-tronco ou progenitoras, as quais em teoria poderiam originar qualquer tipo de célula do corpo, incluindo neurônios. Levando em consideração, que a transdiferenciação parece ser um evento extremamente raro e que existe uma superposição da programação genética para hematopoese e para neuropoese, Chen e colaboradores fizeram uma análise da morfologia, viabilidade celular, proliferação e expressão de antígenos neuronais e hematopoéticos na fração mononuclear de células de SCUH. Eles obtiveram duas populações celulares uma aderente e outra não-aderente. A fração de células aderentes era composta, principalmente, por linfócitos (53%) que expressavam antígenos hematopoéticos. Após replaqueamento, a população não-aderente apresentava um grande número de células que expressavam antígenos de células-tronco. A maioria das células nesta sub-fração apresentava proteínas neuronais. Receptores para neurotrofina, trkB e trkC estavam presentes nas duas frações celulares, embora a expressão tenha se revelado mais intensa na fração não-aderente. Os autores concluem que esta caracterização é sugestiva de que existe uma sub-população de células na fração mononuclear do sangue de cordão umbilical humano, que aparenta ter potencial para se converter em neurônio, o que a tornaria útil no desenvolvimento de terapias celulares para a lesão cerebral.

1- Human Umbilical Cord Blood Progenitors: The Potential of These Hematopoietic Cells to Become Neural NChen, JEHudson, PWalczak, IMisiuta, SGarbuzova-Davis,a LJiang, JSanchez-Ramos,a PR. Sanberg,a, T Zigova,–A E. Willinga Stem Cells 2005; 23:1560–1570.