sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sangue de cordão umbilical permanece viável e funcional após 23 anos de congelamento

As células-tronco (CT) do sangue de cordão umbilical (SCU) foram utilizadas pela primeira vez em 1989, no tratamento de uma criança que tinha leucemia e cuja irmã havia armazenado o SCU. Desde então, elas tem sido usadas largamente para todas as doenças nas quais se usava unicamente as CT da medula óssea, com mais sucesso. Além disso, têm sido testadas em um número muito grande de doenças que vão desde as doenças auto-imunes até a paralisia cerebral.

Considerando que o uso dessas células tem apenas 21 anos, é mais ou menos este o tempo que os médicos e pesquisadores da área possuem para testar sua estabilidade quando congeladas e descongeladas.

Dr. Broxmeyer, que participou do grupo que efetuou o primeiro transplante, publicou um belíssimo trabalho, em 2003, mostrando que após 15 anos de armazenamento as células do SCU, após descongeladas, estavam vivas e funcionais (Hal E. Broxmeyer e col. High-efficiency recovery of functional hematopoietic progenitor and stem cells from human cord blood cryopreserved for 15 years. PNAS  2003.vol. 100;no. 2: 645–650). Em 2010, o mesmo autor, em artigo científico de análise dos 21 anos, escreve que: " a chave para a viabilidade dos bancos de SCU é a capacidade de criopreservar e manter essas células congeladas por longo tempo, com a manutenção da viabilidade e funcionalidade após o descongelamento. O maior tempo de armazenamento, nestas condições, foi de 15 anos, mas nós determinamos recentemente que essas células podem ser armazenadas por, pelo menos 23 anos" Hal E. Broxmeyer. Umbilical Cord Transplantation: Epilogue. Seminars in Hematology, Vol 47, No 1, January 2010, pp 97–103).  Finalmente, em maio de 2011 seu grupo publica um artigo mostrando que as células-tronco do sangue de cordão umbilical após 23, 5 anos armazenadas, ao serem descongeladas, apresentam uma viabilidade superior a 80% e a mesma capacidade funcional das células frescas (Broxmeyer, H.E. et al. Hematopoietic stem/progenitor cells, generation of induced pluripotent stem cells, and isolation of endothelial progenitors from 21- to 23.5-year cryopreserved cord
blood  117: 4773-4777, 2011).