quinta-feira, 11 de março de 2010

Células de sangue de cordão umbilical reprogramadas para expressar pluripotência

Pesquisas recentes mostram que as células somáticas podem ser reprogramadas para o estado de pluripotência – característico das células-tronco embrionárias. A maioria dos trabalhos publicados usa os fibroblastos de pele ou outros tipos celulares que exigem uma intervenção cirúrgica para sua obtenção. Para a aplicação clínica em terapias futuras é desejável que as células a serem reprogramadas possam estar disponíveis e ser coletadas sem procedimentos invasivos.
No último número da revista Cell Stem Cell dois grupos independentes demonstraram que o sangue de cordão umbilical é uma fonte disponível de células somáticas que podem ser reprogramadas para expressar pluripotência.

Belmonte e col.1 Obtiveram células pluripotentes a partir de células de sangue de cordão umbilical criopreservadas por mais de cinco anos, com maior eficiência e com menor número de fatores indutores de diferenciação do que aqueles obtidos a partir de fibroblastos. Este experimento mostrou que a criopreservação das células não foi capaz de alterar sua capacidade de diferenciação.

O grupo de Martin e col.2, por outro lado, reprogramou células oriundas do sangue de cordão umbilical que passaram a expressar pluripotência e, posteriormente, foram diferenciadas em células musculares cardíacas funcionais, além de outros tipos celulares.

As células de SCU podem se tornar a fonte preferencial de material para terapias futuras mediadas por células-tronco pluripotentes induzidas uma vez que elas são mais jovens e acumulam menos mutações do que aquelas isoladas de adultos.


Referências Bibliográficas


1 - http://www.cell.com/cell-stem-cell/fulltext/S1934-5909(09)00453-6


2 - http://www.cell.com/cell-stem-cell/fulltext/S1934-5909(09)00445-7