sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Propriedades Imunológicas e Regenerativas das Células-Tronco do Sangue de Cordão Umbilical*

Immunological and regenerative properties of cord blood stem cells
Roberto Francese & Paolo Fiorina
Clinical Immunology (2010) 136, 309–322
 
As células-tronco (CT) do Sangue de Cordão Umbilical (SCU) têm mostrado capacidade imunológica e regenerativa. As características, funções bem como propriedades imunológicas e regenerativas das células-tronco do SCU foram analisadas detalhadamente em recente revisão publicada na revista Clinical Immunology em maio de 2010.
Os pesquisadores do Departamento de Medicina do Instituto Científico San Raffaele de Milão fazem uma classificação detalhada das populações de células-tronco presentes no SCU, discutindo a presença de, pelo menos, quatro populações diferentes de células-tronco: embrionárias, hematopoéticas, mesenquimais e endoteliais.

Esta classificação é importante porque permite entender melhor quais os tecidos que podem sofrer regeneração com o uso dessas células. Além disso, discutem o uso dessas células em doenças onco-hematológicas (leucemias, linfomas, Aplasia de medula óssea), neuronais (paralisia cerebral, isquemia cerebral, lesão de medula espinhal), Erros inatos do metabolismo (reposição de enzimas) e ainda as novas descobertas sobre a capacidade imunossupressora das CT de SCU nas doenças auto-imune (por exemplo, diabetes tipo 1).

As células-tronco do SCU demonstram enorme capacidade de modular o sistema imune além de apresentar baixa capacidade para desencadear reações de enxerto contra-hospedeiro. Estas características se devem a algumas proteínas  cuja presença é discutida com detalhes na revisão.
Esta revisão demonstra como as CT e SCU pode se tornar uma ferramenta poderosa não só para a medicina regenerativa, mas também para doenças auto-imunes e inflamatórias.