quinta-feira, 6 de maio de 2010

Células Mononucleares do Sangue de Cordão Umbilical Humano Diminuem a Fibrose e Aumentam a Função Cardíaca em Cardiomiopatias

Pesquisadores do Centro de Pesquisas Cardiovascular da Universidade do sul da Flórida demonstraram que as células mononucleares do sangue de cordão umbilical humano são capazes de melhorar a função cardíaca.

Os pesquisadores Robert J Henning, Jeffrey Aufman, Masood Shariff, Darrell Sawmiller, Vincent DeLostia, Paul Sanberg e Michael Morgan mostraram, em artigo publicado na revista Regenerative Medicine1, que as células mononucleares do sangue de cordão umbilical humano (SCUH) são capazes de limitar a cardiomiopatia progressiva em hamsters.

O estudo, usando 45 hamsters com cardiomiopatia induzida, mostrou que aqueles (22) nos quais foram injetadas as células mononucleares do SCUH apresentaram uma diminuição da fibrose no músculo cardíaco e aumento da contractilidade, cinco meses após a injeção, quando comparados com aqueles (23) que apresentavam cardiomiopatia e foram tratados apenas com salina.

Nesse trabalho, os autores não determinaram os mecanismos específicos de ação das células mononucleares do SCUH, e foi sugerido que a presença de fatores de crescimento e citoquinas antiinflamatórias liberadas pelas células iniciaram um processo parácrino capaz de induzir também a formação de novos vasos sanguíneos.

Estudos em andamento nos laboratórios do Centro de Pesquisas Cardiovascular da USF esperam determinar os fatores de crescimento específicos e as citoquinas antiinflamatórias por meio das quais o SCUH exerce seus efeitos em modelos animais de cardiomiopatia.

http://www.futuremedicine.com/doi/abs/10.2217/rme.09.71?url_ver=Z39.882003&rfr_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%3dncbi.nlm.nih.gov


1. Henning, R. e col. Human umbilical cord blood mononuclear cells decrease fibrosis and increase cardiac function in cardiomyopathy. Regen. Med. (2010) 5(1), 45–54.