sábado, 15 de maio de 2010

Terapia com Células-Tronco para o tratamento de doença ocular

Pesquisadores do the North East England Stem Cell Institute (NESCI) acabam de publicar na revista Stem Cells1 o primeiro tratamento bem sucedido em oito pacientes com Deficiência das Células-tronco Límbicas (Limbal Stem Cell Deficiency - LSCD), usando as células-tronco do próprio paciente, sem necessidade de fazer supressão da imunidade.

LSCD é uma doença dolorosa que provoca cegueira e requer tratamento em longo prazo e de alto custo com visitas clínicas frequentes e hospitalizações intensivas. A LSCD afeta principalmente pacientes jovens.

O estudo demonstrou que o transplante das células-tronco da córnea cultivadas é um método seguro e eficaz na reconstrução da superfície da córnea em pacientes com LSCD unilateral.

Os pacientes com LSCD unilateral foram acompanhados durante 19 meses, antes da publicação do trabalho. Nenhum efeito adverso foi relatado e 100% dos pacientes tiveram recuperação total do epitélio da córnea. No último exame realizado (2009) a acuidade visual melhorou em cinco olhos enquanto em três permaneceu sem modificação.

Os pesquisadores estão animados com o resultado e esperam poder estender o tratamento para a clínica assim que o Estudo Clínico em andamento, com 24 novos pacientes, for completado.

Kolli S, Ahmad S, Lako M, Figueiredo F, "Successful clinical implementation of corneal epithelial stem cell therapy for treatment of unilateral limbal stem cell deficiency", STEM CELLS, 2009, DOI: 10.1002/stem.276

http://www3.interscience.wiley.com/journal/123210049/abstract